Fator R
Para profissionais de saúde que possui empresas no simples nacional existe uma possibilidade de economia tributária que é o fator R.
O fator R significa que 28% do custo do faturamento, deles se for gasto com folha de pagamento, a alíquota que ele paga ao invés de 15,5% de imposto, ele vai pagar 6% de imposto em relação à folha de pagamento a retirada de trabalho do médico sócio, contribui para atingir os 28% no faturamento do Fator R.
Além disso nós temos a preocupação de acompanhamento, que não têm imposto apagar para o sócio, que vai ter só o comprovante de rendimento e distribuição de lucros sem nenhum imposto a mais na pessoa física.
Assim, para profissionais da saúde, é vantajoso manter uma folha de pagamento proporcionalmente alta (igual ou superior a 28% da receita bruta), pois isso pode reduzir a carga tributária, beneficiando a empresa com uma alíquota mais baixa. Isso significa incluir salários, pró-labore, encargos trabalhistas e contribuições sociais, de modo a aumentar o valor do fator R e, consequentemente, garantir uma tributação mais favorável.
Fonte: abertura simples