Como abrir uma empresa em Curitiba
Como abrir uma empresa e gerenciar o próprio negócio é a saída para muitas pessoas, especialmente em tempos de crise, em que é necessário se reinventar, se recolocar no mercado e procurar novas alternativas.
Sendo assim, para quem quer saber como abrir uma empresa em Curitiba, ou em qualquer lugar do Brasil, vale seguir algumas dicas básicas.
Um aspecto importante na hora de investir em uma empresa própria é abrir os olhos para os custos que esse procedimento envolve. Os gastos devem fazer parte do planejamento inicial e são um dos itens mais importantes para quem quer abrir um CNPJ.
Definição do modelo e do tipo do seu negócio
Antes de abrir a sua empresa é fundamental determinar qual será o modelo de negócio. Nesse caso, você vai se deparar com vários tipos. Alguns dos mais conhecidos são:
- Marketplace
- Franquia
- Assinatura
Com isso, é necessário ficar por dentro também a respeito dos tipos de empresa que você pode abrir, tais como:
MEI
Esse é o famoso Microempreendedor Individual, voltado para regularizar o trabalho de empreendedores que trabalham por conta própria.
Vale salientar que para ser um MEI não é possível atuar em determinadas atividades, como, por exemplo:
- Médicos
- Advogados
- Publicitários
- Designers e muitos outros
Além do mais, o MEI apresenta uma limitação de faturamento anual que é de R$ 81.000,00. Vale destacar ainda que só é possível contratar um funcionário CLT e não é possível ter sócios.
Entretanto, há um projeto de lei em tramitação que visa a mudança dessas normas, como a ampliação do faturamento e da possibilidade de contratação de até 2 funcionários.
ME
A Microempresa viabiliza mais alternativas para quem quer saber como abrir empresa em Curitiba. São elas:
Poder contar com um ou mais sócios
Emitir quantas notas fiscais desejar
Faturar até R$360 mil por ano
Natureza jurídica do negócio
Quando o assunto é como abrir uma empresa em Curitiba, é preciso também definir a natureza jurídica dela, que determina quem são os sócios, como cada atua na gestão e a quantidade de investimento inicial.
Tais informações devem ser apresentadas no contrato social. Esse documento, de uma forma geral, é definido pelo contador com as informações fornecidas por você. Quanto a natureza jurídica, confira as mais comuns a seguir.
EIRELI
É a sigla para Empresa Individual de Responsabilidade Limitada. Nesse caso, você é o único sócio, porém não tem a necessidade de arcar com os seus bens pessoais pelas dívidas contraídas do seu negócio.
EI
Também conhecida como Empresário Individual, esse arranjo determina que você é o proprietário titular do negócio e não pode ter sócios. É um formato arriscado, pois caso a empresa contraia muitas dívidas, o seu patrimônio pode ficar comprometido.
A vantagem é que não há a exigência de investir um capital inicial mínimo na hora de saber como abrir CNPJ.
LTDA
É a famosa Sociedade Limitada. Nesse formato, é possível ter à disposição mais de um sócio. Contudo, caso haja a intenção de inserir mais um sócio, o ingresso terá que ser aprovado pela sociedade e a decisão será registrada como atualização no contrato social.
Abrir uma empresa em Curitiba pode ser uma tarefa fácil
Esses são apenas alguns aspectos que contemplam o processo de abertura de uma nova empresa.
Se você quer saber como abrir uma empresa em Curitiba, como abrir um CNPJ e compreender melhor outros aspectos importantes, entre em contato conosco.
A Diretiva é um grupo empresarial que possui vasta experiência em abertura de empresas e outros serviços de contabilidade. Fale com nossos consultores hoje mesmo e comece a sua empresa de sucesso.